Siniblocos - Como meter

Em primeiro lugar esta foi a tarefa que me deu mais trabalho e a que me tirou mais horas de sono até ao momento!! Um concelho de amigo: não substituam sinoblocos só por substituir pois o material da concorrência (tipo Britpart) é 10x pior que o material novo (o que não é novidade para ninguém!). Eu no meu caso tinha dois quase nas ultimas, mas já vi casos em que os sinoblocos de origem estavam em optimas condições. E como após um restauro/recuperação os Series já não vão levar as sovas que levavam em tempos, não será portanto necessário substituir (caso não se justifique!), porque acreditem que não é tarefa fácil...mas como eu digo tudo se resolve e as vezes também é preciso sorte até nestas coisas!

Há 1 mês atrás comecei a meter os novos sinoblocos mas a coisa não começou a correr muito bem pois parti 2 parafusos! Como sabem os sinoblocos entram à pressão. No caso dos 8 sinoblocos das molas com uma prensa a coisa é trivial! No caso dos 4 do chassi como não há prensa, é necessário um parafuso bastante RESISTENTE (8.8 ou superior) e de preferência um M14 e com 20cm de comprimento. No entanto também foi necessário uma pequena 'rectificação' dos novos sinoblocos porque como sabem as peças da concorrência as vezes têm pequenos defeitos e nesta situação 1 décima de milímetro a mais é o suficiente para o sinobloco teimar a não entrar!!! Solução: uma passagem com uma lixa em volta do sinobloco (entre 0,1 a 0,2mm) e resolvi o problema!


Nunca tinha comprado um parafuso tão grande...mesmo assim não fiquei convencido com este método! O parafuso ainda teve que ser rectificado para aumentar o comprimento da rosca!


Exemplo com sinobloco (velho). O tubo cinzento apenas me fez falta para fazer enchimento para a porca do parafuso trabalhar na rosca que estava em melhores condições!


A anilha preta M20 é o que faz 'empurrar' o sinobloco para dentro. Aqui já eu pedia aos céus por uma prensa para meter estes sinoblocos...


Este é o lado interior. Neste caso optei por fazer o aperto da parte de dentro do chassi uma vez que o sinobloco entrava melhor pela parte exterior (ver imagem anterior). Falta aqui nesta foto o precioso TUBO que entra na chave de lunetas de modo a pouparmos um pouco a nossa força de braços! =)

Sem comentários: