Overdrive

Não estava nos meus planos comprar já o overdrive mas sim mais tarde quando o Serie já tivesse mais rodagem. Num dia de pesquisa na internet encontrei este overdrive aparentemente bem estimado e com um preço aceitável nos dias que correm... Bastou um dia para pensar e decidir comprar este que viria a ser o meu primeiro equipamento opcional de época!

Foram fornecidas todas as peças incluindo o manípulo "bola" original. Apenas tive que pintar as peças pretas.
Nota: esqueci-me de incluir nesta foto as duas cavilhas com os respectivos troços (uma da alavanca e outra do parafuso-veio). 




O manípulo pronto a estrear!!! =)


Sem folgas e sem praticamente nenhum desgaste visível provam o pouco uso que este overdrive teve.

Parece NOVO!!!



O Furo de 50mm! Depois de ler o manual do overdrive que explica uma maneira "estupidamente ridícula" de como furar o túnel, cheguei à conclusão que o autor do manual só podia ter bebido no dia em que se lembrou de explicar ao "mundo" todo o processo de montagem do overdrive. 
Pois bem, eu usei apenas uma simples e pequena ferramenta: uma caneta de acetato! 
1- Inseri a caneta dentro da rosca do suporte onde vai aparafusar o veio-parafuso. 
2- Montei o túnel com os respectivos parafusos e com a mão por dentro do túnel marquei com a caneta o ponto onde iria começar a furar. Atenção que se deve depois furar 2 ou 3mm acima desse ponto uma vez que a caneta tem um diâmetro inferior à rosca do suporte.
3- Fiz o 1º furo com uma broca de 3 mm, passei para 8mm e comecei a usar uma broca de antenas. 
4- Por fim utilizei uma Pinha pneumática para "regarbar" o furo até chegar ao diâmetro de 47mm mais coisa menos coisa. 47mm porque a chapa de alumínio que segura a borracha tem 46mm de diâmetro interior logo se se ultrapassar muito esse valor não se conseguirá fazer os 3 furos que vão fixar essa chapa de alumínio.
    


Há quem aproveite as juntas velhas. Eu prefiro ter sempre kit's de juntas em stock e colocar sempre juntas novas para não haver problemas!






Para que se consiga detectar alguma anomalia há que andar sem tampas!!! Bastaram 20 minutos em estrada para perceber que o overdrive estava em excelentes condições e que, a partir de agora, pode vir a ser o melhor amigo deste Serie 3!

3 comentários:

OzzyWolf disse...

Pitéu,
É hoje que vou ficar a saber exatamente para que serve o Overdrive.
Vitor Sérgio

João Pitéu disse...

Grande Vitor!

Então vais montar hoje um overdrive??? =)

OzzyWolf disse...

Não. O meu Range tem buracos que se farta, mas não tem nenhum para isso.
Eu queria mesmo é que explicasses para que é que isso serve e como o faz... assim, para um entendido em mecânica como eu. O Miguel Serra já me falou qualquer coisa sobre isso, mas depois disparatou como é costume e fiquei na mesma... ;)