O estado do chassi

O estado do chassi está, aparentemente, excelente! Excepto uns pequenos podres à frente que não são preocupantes uma vez que quase todos ganham podres ou ferrugem naquele sitio por ser uma zona onde se acumula muita terra e humidade o que leva à corrosão do chassi nesse local. No entanto, só depois de o levar ao jacto de areia é que vejo realmente o estado dele. O chassi vai ser bem lavado com jacto de água por dentro e por fora para tirar a camada de terra que ele tem lá dentro...acreditem que os chassis têm quase um balde de areia lá dentro!!! Depois de bem lavadinho vai reparar as zonas de corrosão que tiver, decapado a jacto de areia e metalizado.

Nota: esta metalização que falo é metalização por projecção de zinco. Não confundir com a galvanização a quente em banho de zinco a 450ºC. A galvanização a quente é mais eficiente em termos de combate a corrosão e mais eficaz em termos de tratamento uma vez que o interior do chassi fica também ele galvanizado enquanto que se optar-mos pela metalização por projecção temos de recorrer a uma cera protectora para proteger o chassi por dentro pois o zinco projectado não consegue chegar ao interior do chassi. No entanto a galvanização a quente tem a desvantagem de poder empenar o chassi, devido ao incorrecto manuseamento do chassi  (através de correntes), durante o banho em zinco à temperatura de 450ºC (aprox.).

















No último dia do ano não resisti em ir sujar as mãos só para dar uma arrumação na garagem e ainda deu para tirar o pára-choques que me papou quase uma hora graças a dois parafusos ordinários!!! O WD40 na foto fala por mim...



Esta é a  parte do chassi que vai requerer um tratamento especial: retirar o que está podre e soldar chapa nova.


O buraco que se vê ao meio fui eu que fiz com uma chave de fendas.Nada que não se resolva mais tarde...


Sem comentários: